terça-feira, 7 de maio de 2013

Voltando as origens - Entrevero de Pinhão

Boa noite minhas(meus) lindas(os)... hoje trago para vocês um pouquinho da minha cultura serrana, e vamos combinar, que cultura mais DELICIOSA essa minha (haha) . Para quem não sabe, nasci em Florianópolis, mas fui criada a maior parte da minha vida em LAGES, meu lugar predileto no mundo todo (haha).
Todo inverno meu pai vai pro sítio e traz quilos e quilos de pinhões, uma especiaria de nossa região...também meu pai (Altair Neto), faz o melhor ENTREVERO do mundo todo, e esse fim de semana pedi pra ele me ensinar pra que eu pudesse passar para vocês, confesso que ficou uma delicia, mas não chega aos pés do dele.
Pra não deixar minha mamãe (Sandra Neto) de fora, pedi pra que ela fizesse uma MAIONESE VERDE (é como eu a chamo), uma maionese caseira a base de salsinha, que fica uma delicia para colocar no pão junto com o entrevero, e sim, a maionese verde da minha mãe também é a melhor do mundo (haha).
IMPORTANTE: para essa receita usaremos um DISCO DE FERRO.
Mas, vamos parar de falar e ir para o que interessa :

ENTREVERO DE PINHÃO


Receita:

Ingredientes:

- 200g de tomates;
- 200g de pimentões verdes;
- 200g de cebola;
- 1 Kg de pinhões;
- 500g de peito de frango;
- 500g de carne de gado (da sua preferencia);
- 500g de coração de galinha;
- 500g de linguicinha de porco;
- 500g de mandioca;
- 500 ml de óleo;
- 1 lata de cerveja;
- Sal e pimenta a gosto;



Modo de Fazer:

- Primeiramente coloque a mandioca para cozinhar com um pouco de sal, coloque também o pinhão para cozinhar em uma panela de pressão.
- Depois corte as carnes em cubos grandes, parecidos com o tamanho do coração de galinha, limpe os corações.
- Pegue a linguicinha corte suas pontas e tire seu recheio (só usaremos o recheio), como se fosse uma carne moída temperada.
- Corte as cebolas, os pimentões e os tomates também em pedaços grandes, similares aos das carnes.
- Depois de cozida a mandioca, corte em cubos menores.
- Depois do pinhão cozido, descasque e corte-os ao meio.
- Tempere as carnes a gosto, lembrando que a linguicinha não precisa pois ja é temperada.
- Com todo o pré preparo feito, coloque o disco para esquentar, depois de quente adicione um pouco de óleo, o suficiente para que frite a primeira carne que será a carne vermelha.
- Após a carne vermelha frita, coloque os cubos para as bordas do disco, adicione um pouco mais de óleo e coloque os corações para fritar.
- Repita o processo com o recheio de linguicinha, com o frango, a mandioca, a cebola e os pinhões, exatamente nessa ordem e sempre colocando um pouco de óleo.
- Por ultimo coloque os pimentões e os tomates e misture TODOS os ingrediente, depois de tudo misturado, coloque a cerveja e deixe cozinhar por uns 10 minutos.

O nosso entrevero está pronto, agora vamos para nossa próxima receita:


MAIONESE VERDE


Receita:

Ingredientes:

- 1 ovo;
- 1 L de óleo;
- 50ml de água;
-10ml de vinagre;
-1 sachê de sazon para legumes;
-1/2 masso de salsinha;
- Sal a gosto.

Modo de Fazer:

- Em um liquidificador, coloque o ovo cru, o vinagre, e acrescente a água até que cubra a hélice, coloque também o sachê de sozon.
- Coloque o liquidificador em velocidade média e deixe bater enquanto você vai adicionando óleo de pouquinho em pouquinho.
- Acrescente óleo até ficar com uma textura cremosa, depois, adicione a salsinha.
- E por fim, prove e corrija o sal.

Está pronta e deliciosa para você comer com seu entrevero.

E por hoje é só... quero aproveitar para mandar um super beijo para a mamãe e o papai e agradecer pelo fim de semana maravilhoso. Amo muito vocês dois. 

Até a próximas minhas(meus) queridas(os)
Beijinhos...

(Se gostaram comentem, se não gostaram também, e se tiverem dúvidas perguntem que eu farei o possível para ajudar!)

Pabli 


2 comentários:

  1. Show de bola! Também moro em Lages, e a Festa do Pinhão tá chegando!! Pena que eu to de dieta e não vou poder aproveitar como gostaria.. Mas com certeza não vou deixar passar uma paçoca de pinhão!! HAHAHAHAHHAHA beeeijao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jessica obrigada pelo carinho aqui no blog.. paçoca de pinhão é tradição não da pra não comer ainda mais nesse inverno frio que temos...

      Excluir